CASA DOS CICLISTAS

MARMORARIA GRANFORTH

Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra

SÓ PIZZAS MINI

CURTA NO FACEBOOK!




sábado, 28 de fevereiro de 2015

Postagem no Tumblr desencadeia repercussão sobre cor de vestido

Explicação sobre diferença de cores tem a ver com tonalidades vistas ao longo do dia


Quais cores você enxerga no vestido ao lado? O vestido é branco e dourado? Ou é azul e preto? Pois esta dúvida mobilizou uma discussão na internet na noite desta quinta-feira. A foto postada na conta da usuária swiked no Tumblr gerou repercussão após a garota pedir ajudar para identificar qual é a cor da peça.

O site BuzzFeed embarcou na dúvida e fez até uma enquete com as opções — 75% dos internautas escolheram branco e dourado, contra 25% de preto e azul. Além de muitos memes pipocando nas timelines mundo afora, a revista Wired fez uma matéria explicando como "olhos e cérebros humanos evoluíram para ver a cor em um mundo iluminado pelo sol".

Bevil Conway, neurocientista ouvido pela Wired, explica que a diferença tem a ver com as três tonalidades que enxergamos ao longo do dia, que cria um eixo cromático que varia entre um vermelho/rosado do amanhecer, passando por um azul/branco do meio-dia e um crepúsculo avermelhado.

Na hora de reconhecer a cor do vestido, há um desconto dessas tonalidades: azul para quem enxerga o vestido branco e dourado, e dourado para quem enxerga as cores azul e preto.

*Zero Ho



Nenhum comentário: